Em outubro entrei para a academia novamente, depois de um hiato de mais ou menos 2 meses sem fazer nada.
Fiquei super empolgada quando vi que na grade de atividades da academia havia uma aula de Ioga. Mas não me empolguei tanto no momento, até experimentar a primeira prática. Explico porque.
Meu primeiro contato com a Ioga foi quando eu ainda morava em Rio Grande e dançava. Formamos um grupo de bailarinas que queria praticar. A modalidade era o Swasthya Yoga, do Método De Rose.
No geral, eu gostava bastante, mas não curtia muito da parte do pranayama.O que é pranayama? Segundo o Wikipedia, "Pranayama é o conhecimento e controle do Prana. Para o Yôga antigo, é a expansão da bioenergia no corpo humano através de respiratórios conscientes e estruturados. De forma sistemática, Patañjali precede do revestimento externo do ser humano e procede até o mais tênue das sua camadas." Ou seja, era a parte da prática onde ficávamos respirando.
Eu entendo e aprecio todos os benefícios que o pranayama traz, não me julguem! Porém, eu sou um pouco impaciente (por isso mesmo, deveria praticar mais...), e, portanto, não curtia muito esse momento da prática.
Depois de me mudar pro Rio, pratiquei de novo essa mesma modalidade em outra academia, com um instrutor de, coincidentemente, Rio Grande, o Wálter!
Ele era ótimo, eu adorava a prática, até mesmo consegui melhorar minha performance no pranayama. Mas, enfim, acabei saindo da academia e indo pra outra.
Nesta outra, Body Tech, fiz umas 2 ou três aulas do Hatha Yoga. Não sei se foi o instrutor que achei muito pretensioso ou se foi a prática em si que não me prenderam.
Por isso, finalmente, eis minha não total empolgação quando fui experimentar a ioga da nova academia.
Acabei descobrindo que ainda se tratava de outra modalidade, a Ashtanga Yoga. Sinceramente, não sei muito especificamente a diferença entre todas as modalidades, mas esta aula me encantou!
O professor é super engraçado, faz a gente rir de nós mesmos, nos esforçando para atingir os asanas (posições da ioga) que ele passa. Ou seja, é super descontraído.
Ah, também trabalhamos a respiração, mas raramente de forma isolada. Somos estimulados a nos conscientizar da nossa respiração enquanto estamos trabalhando nos movimentos.
Não posso dizer que é uma atividade power em termos de perda calórica, mas já é um exercício físico! E o melhor, me faz ir pra academia com prazer, ao contrário da musculação, que me faz ir arrastada por obrigação. :P
Para mim, a prática da ioga é, além de um exercício físico, um momento para mim, onde eu esvazio a minha mente de pensamentos, trabalho a minha consciência corporal, meu alongamento e melhoro meu condicionamento físico. Fora isso, sei que a ioga melhora os funcionamento dos órgãos, aprimora o intelecto, concentração e memória e alivia o estresse.
Ioga tem como uma das suas traduções "união", o que para mim faz todo o sentido: é a união do corpo e da mente, como forma de nos aceitarmos como somos e ficarmos em paz com o que nós somos. :)
Namastê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!