segunda-feira, 20 de junho de 2016

Europa 2015: Roma - Parte 1

Acropoli
Saindo do Porto, pegamos um avião direto para ROMA!!

Quem nunca sonhou em visitar este lugar?? Confesso que eu tinha uma MEGA expectativa em relação à Roma. Sim, é linda, é maravilhosa. Meu lugar preferido no mundo? Não.

O único defeito de Roma, para mim, não é nem um atributo da cidade, é a quantidade de turistas! Sério, nós não fomos em nenhum feriado ou alta temporada e todos lugares que íamos estavam sempre abarrotados. Vocês não têm ideia da dificuldade que foi tirar a foto acima, sem que aparecessem muitas pessoas...

Mas, enfim... vamos ao que interessa.


Ficamos em um B&B ótimo, chamado Residenza Pantheon Roma (reservei pelo Booking), bem no centro de Roma. A única coisa estranha nele, era a entrada, era um prédio residencial bem antigo, como devem ser a maioria dos prédios do centro de Roma. Mas fora isso, o quarto era ótimo, café da manhã bom o suficiente e limpinho.

Após a confusão que tivemos com o motorista que foi nos buscar no aeroporto, que não falava outra língua além do italiano, podemos nos acomodar e sair para explorar.

Fomos nos pontos turísticos dos arredores: Piazza Navona, Acrópole, Fontana di Trevi e Altare della Patria.


O Altare della Patria é um local liiindo, porém não muito divulgado. Além disso, a vista dos arredores do seu topo é impagável: meu primeiro contato com o Coliseu e o Foro Romano.

A entrada é gratuita e fica bem no meio do caminho para os pontos turísticos mais famosos.



No fim do dia, fomos em um local bem pertinho da nossa acomodação: I Vicini Bistrot, que fica na Via Di Torre Argentina, 70. O estabelecimento é bem pequeno, então chegue cedo ou espere para vagar uma mesinha. Servem ótimas tábuas de frios e brusquetas.

Ah, o almoço foi no Est Artigiani Del Gusto (Vicolo Della Cancelleria 11/12). Meio caro, mas gostoso.

Pinto no lixo na Boca Della Veritá
No dia seguinte, levantamos cedo para conhecer um dos lugares mais simbólicos para mim em Roma: a Boca della Veritá, que fica dentro de uma igreja comum de Roma, como as milhares que tem. Esse monumento é conhecido pelo filme Roman Holiday (A Princesa e o Plebeu), que lançou ao estrelato o meu ídolo, Audrey Hepburn.

Logo depois, seguimos para o Coliseu.



Deixamos para comprar o ingresso lá, por isso, enfrentamos uma boa fila, mas que andou rápido. A visita ao Coliseu, já com a entrada para o Foro Romano foi 16 euros.

Sim, valeu a pena. É tudo aquilo que se imagina e sonha!


Depois do Coliseu, fomos recarregar as energias no Pane e Vino (Via Ostilia 10). Lugar pequeno, como quase todos que frequentamos em Roma, mas que serve sanduíches deliosos e o atendimento é muito bom! O dono é super simpático e me fez até escrever um recado na parede deles.


Se segura que esse dia foi longo!

Logo após o almoço, fomos andando até uma das mais, senão a mais, bonitas igrejas/catedrais que eu já fui: a Basílica di San Giovani in Laterano. 

É a mais antiga e a primeira entre as cinco basílicas papais do mundo e entre as quatro basílicas maiores de Roma (todas elas basílicas papais também), sendo a mais antiga igreja no ocidente e conhecida por abrigar a cátedra do bispo de Roma.


Após toda essa caminhada, ainda voltamos a pé, passando novamente pelo Coliseu e em direção ao Foro Romano.




"O Fórum Romano localizado no centro de Roma, é um praça retangular, circundada pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural. O principal centro comercial da Roma Imperial, este espaço era popularmente conhecido como Fórum Magno (Forum Magnum) ou, simplesmente, Fórum.

A maioria das estruturas arquitetônicas mais importantes da antiga cidade foram encontradas no fórum ou perto deste. Os santuários e templos do reino romano localizavam-se na parte sudeste da cidade. Dentre estes situava-se a antiga residência real, a Régia (século VIII a.C.), o Templo de Vesta (século VII a.C.) e ainda o complexo da Casa das Vestais, os quais foram reconstruídos após a ascensão de Roma Imperial."
(Wikipedia)



Incrível, né??

No próximo post, falarei sobre o Vaticano e nosso último dia em Roma, que fechará essa série de posts sobre esta viagem para a Europa em maio de 2015, com mamis e papis. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!