domingo, 31 de maio de 2015

Livro de cabeceira: Como pregar um botão

Eu tinha que escrever sobre este livro. Simplesmente porque eu recorro a ele em várias situações domésticas, como hoje quando limpei a geladeira de casa.



Comprei o "Como pregar um botão e outras coisas úteis que sua avó sabia fazer" em 2011, quando comecei a morar sozinha em Porto Alegre.

Com ele, descobri os poderes do bicarbonato de sódio e do vinagre, que são curingas na limpeza de toda a casa. Aprendi até como montar uma horta, se eu quiser. E claro, aprendi como pregar um botão.


O guia vem separado em 10 sessões: na cozinha, na horta, na faxina, no closet, no ninho, na saúde e na beleza, em família, nas finanças, na comunidade e em sociedade.

Cada lição é bem curtinha, ou não, dependendo do grau de complexidade, mas sempre vem acompanhada de muito bom humor. Como esta:

"Como limpar o chão
 Passo 1  Despache para longe todos os pezinhos inquietos, retire os móveis do caminho e coloque para tocar uma boa música. Lembre-se limpar o chão não é sinônimo de depressão."

Algumas lições podem parecer bem bobas, como com o passo a passo para arrumar a cama. Mas, vai saber, né? Tem gente que nunca fez nem isso! E vale a pena ler todas, a autora sempre tem uma boa dica.

Falando na autora, Erin Bried é redatora da revista Self e mora no Brooklyn, em Nova York. Abaixo de cada título de cada lição há uma citação de uma vovó que ela entrevistou para a criação deste livro. 

Enfim, neste mundo atual que ninguém mais sabe fazer nada de casa, como limpar, costurar ou cozinhar, acho interessante irmos no movimento contrário da "modernização" e buscar na sabedoria das vovós lições que podem tornar nossas vidas mais fáceis e gostosas, como comer uma torta caseira que você mesma preparou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!