segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Guarda-roupas - Como Organizar


Um guarda-roupa organizado significa mais facilidade na hora de escolher suas roupas, economia de tempo, melhor aproveitamento do "estoque" e peças mais cuidadas.

Por isso, resolvi dividir com vocês as minhas práticas de como arrumo minhas roupas, seja de forma dobrada dentro de gavetas ou prateleiras ou em cabides penduradas.

Para começar, eu não tenho espaço para deixar todas minhas roupas penduradas, o que, geralmente, é o ideal. Desa forma, blusas, calças, shorts, saias e vestidos que não amassam, são dobradas e guardadas em uma cômoda.




Assim, eu as organizo por tipo de peça, por exemplo: uma pilha de blusas de manga curta para trabalho, outra de camisetas, blusas de manga cavada, roupas para malhar, calças de trabalho, calças jeans, e por aí vai. Varia de acordo com o gosto de cada um e como essa disposição funciona para cada pessoa no seu dia a dia.

Eu costumo guardar as roupas que mais uso nas gavetas de cima, pois são mais acessíveis, e vestidos e shorts, que eu só uso mais em finais de semana, na última gaveta.

No que tange ao espaço do armário onde eu penduro as roupas em cabides, eu adorei que o guarda-roupa daqui de casa tem um lado mais "fundo", por assim dizer, para que vestidos mais compridos não fiquem arrastando e amassando. Claro que esse foi o lado escolhido para ser meu!


Minha forma de disposição das peças em cabides também é lógica: considerando essa parte mais funda do cabideiro, começo pelos vestidos e, dentro da categoria de vestidos, os classifico por cor, começando pelo branco, coloridos mais claros até os mais escuros.

Depois de vestidos, penduro saias e parto para as blusas e camisas, também separadas por cor. Por fim, penduro os casacos e blazers.

Recentemente me enveredei em uma nova missão: uniformizar os cabides. Parece bobagem, mas estou investindo aos poucos em cabides de veludo, que são mais finos, e, por isso, ocupam menos espaço. Por serem de veludo, eles também permitem que blusinhas que escorregariam se "prendam" no cabide. Além disso, a padronização deixa o visual mais organizado e "limpo".

Por enquanto, ainda mantenho três tipos de cabide: de madeira, que são mais fortes, os de veludo e de plástico preto, que pretendo substituir pelos de veludo gradualmente.

Quanto às roupas de frio, mais pesadas, e outras peças que não são usualmente usadas, eu as guardo acima dos cabides, guardadas dobradas, dentro de uma embalagem plástica ou em outro armário no quarto de hóspedes. Ou seja, tudo depende da usualidade com que as roupas são vestidas. ;) Tudo para facilitar o meu dia-a-dia.

No que se refere aos sapatos, eu os guardo dentro do armário, logo abaixo dos cabides, dispostos em duas prateleiras. Como o espaço é pequeno, mantenho ali somente aqueles pares que eu uso no dia-a-dia. Os outros sapatos, como tênis e demais que não são tão básicos, eu os guardo em outro armário ou dentro do baú que tem debaixo da minha cama.

Outra forma de manter o armário organizado é fazer uma limpa de tempos em tempos. às vezes, eu penso que falta espaço para guardar minhas roupas, mas, a verdade, é que já tenho bastante coisa e, portanto, se eu compro novas peças, eu deveria me livrar de algumas.

Então, de vez em quando, eu promovo uma reorganização de tudo e vejo o que eu não tenho usado nos últimos tempos. Se eu achar que não venho usando alguma peça há pelo menos 6 meses, eu a passo adiante. A mesma coisa vale para itens que estão defeituosos, como com manchas, rasgos ou algum outro estrago. Se dá para reparar, eu guardo para reparos, ou então, dependendo do tamanho do estrago, a peça vai pro lixo ou para doação.


Assim, eu consigo manter tudo organizado, sem compartimentos abarrotados, adquiro peças novas e faço alguém feliz com roupas "novas" minhas. :)

* Sempre há sites onde peças que estão boas podem ser vendidas. Dessa forma, você arruma espaço para suas coisas, se livra das que já está enjoada e ainda ganha um dinheirinho extra.

Espero que tenham gostado das dicas. Alguém tem alguma para mim? Adoro saber :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!