sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Finanças Pessoais - Introdução


Dinheiro é bom, muito bom. Adoro ganhar meu salário todo mês e de vez em quando poder comprar alguma roupinha ou maquiagem para me recompensar. Mas guardar uma reserva também é muito bom e poder ver que já se tem uma boa quantia economizada, hoje, também me satisfaz e me dá orgulho de mim mesma.

Quem me conhece há uns anos, como meu namorado, vai dizer para vocês que eu nem sempre fui assim. Eu gastava tudo o que ganhava, que era pouco, mas era alguma coisa (bolsa de estágio em Rio Grande). Às vezes, até recorri a um empréstimo lá que outro (para ele, não banco). Eu achava que porque ganhava pouco, não era possível juntar dinheiro nenhum.

Porém, existe aquela triste verdade: quanto mais ganhamos dinheiro, mais gastamos. Por isso, essa desculpa era furada.


Com o tempo, me formei, consegui meu primeiro emprego, depois o segundo. Comecei a ganhar um pouquinho mais e fazer planos de viajar com minha família. Com esse objetivo em mente, e o constante incentivo do Kauer em economizar, comecei a juntar uma grana para a viagem.



Fiz uma mega redução de custos, fiquei sem comprar praticamente nada por meses e meses e consegui juntar o dinheiro que precisava para a viagem e ainda compras lá. Quase tudo que eu juntei, eu gastei.

O que eu quero dizer com essa história toda? Embora eu tenha gastado tudo no final, eu vi que eu conseguia juntar dinheiro, mesmo ganhando pouco. Aprendi que com um objetivo em mente, eu era capaz disso.

Desde então, eu nunca gasto todo meu salário do mês e mesmo economizando para viagens, que eu amo fazer e procuro fazer todo ano, eu nunca mais gastei todas minhas economias, sempre tenho uma reserva.

O que eu vou fazer com essa reserva? Não sei! Pode servir para emergências, filho, um curso. O que tiver que ser!

Acho importante dizer que, embora eu não pague todas as contas de casa, eu contribuo com o que eu posso na manutenção do lar. Mas mesmo que eu tivesse que pagar tudo, o que importa é a organização e o planejamento que eu a gente dedica a nossa renda.


Temos que focar nos nossos objetivos e prioridades e não nos deixar ceder diante de uma blusa linda em liquidação, mas que a gente sequer precisa. A tentação é demais? Você se considera fraca ou fraco para resistir? Então fuja dessas oportunidades! hahahaha Já fiz muito disso.

Com o tempo, tudo passa e a gente se treina e muda nosso comportamento. Eu não vivo me privando de coisas, mas sempre penso duas vezes antes de sair comprando coisas adoidado. Temos que aprender o consumo consciente e saber guardar para o inverno (afinal, winter is coming).

A dica que eu dou para iniciantes é manter o registro de todos os gastos e tentar segregar por natureza. No fim de cada mês, tu podes te surpreender com o quanto de bobagem tu gastaste teu dinheiro e o que pode ser cortado.

Por fim, gostaria de dedicar este post ao meu life coach, como ele mesmo se denomina, o Kauer. ele que me ensinou e, muitas vezes, me encheu o saco, para guardar dinheiro e não gastar compulsivamente. Hoje, antes de comprar qualquer coisa, eu lembro dele e no que ele sempre me diz sobre dinheiro e consumo consciente.

Espero que tenham gostado, nem que seja para ter colocado uma pulguinha atrás da orelha. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!