sexta-feira, 1 de julho de 2016

Momento Netflix: Dicas de Documentários

Agora que todo mundo já sabe que eu adoro ver filmes e séries, tenho uma nova proposta: documentários!

Com o Netflix (não estou fazendo jabá), a opção de documentários que temos a nossa disposição é maravilhosa: desde documentários sobre a vida de um músico, até as barbaridades cometidas na época da Guerra com o nazismo.

Já falei com vocês sobre a série documental How to Make a Murderer, que foi onde meu interesse recente despertou. Desde então, assisti mais alguns documentários e estou iniciando outra série, dessa vez histórica, que passo a sugerir.

Chuck Norris Versus Comunismo (2015)



Filme romeno de Ilinca Calugareanu com um tema incrivelmente mais sério do que parece pelo título: como os romenos que viviam sob o comunismo do tirano Nicolae Ceaușescu assistiam filmes ocidentais contrabandeando fitas cassete e assistindo filmes escondidos da polícia.

Alguns pontos do documentário são até engraçados, como por exemplo, a tradutora, mulher, que dublava todos os personagens sem sequer tentar mudar a voz.


Requiem for the American Dream (2015)



Neste documentário de 70 minutos, Noam Chomsky (um dos principais, senão o principal, intelectuais vivos) dá uma verdadeira aula sobre a economia, política e a sociedade do nosso tempo, baseado em 10 princípios da concentração de riqueza e poder:

1. Reduzir a Democracia
2. Moldar a ideologia
3. Redesenhar a economia
4. Deslocar o fardo de sustentar a sociedade para os pobres e classe média
5. Atacar a solidariedade
6. Controlar os reguladores
7. Controlar as eleições
8. Manter a ralé na linha
9. Fabricar consensos e criar consumidores
10. Marginalizar a população

A Marcha dos Pinguins (2006)


Já assisti faz anos, mas é imperdível. Segundo a sinopse do Adoro Cinema:
A cada inverno na Antártica, o local mais inabitável da Terra, milhares de pinguins imperadores abandonam a segurança do oceano e sobem para a terra congelada, na intenção de iniciar uma longa jornada rumo o interior. Em fila indiana, os pinguins marcham para o terreno de reprodução tradicional da espécie. As fêmeas permanecem no local apenas o tempo necessário para a procriação, iniciando logo após sua viagem de retorno através de 200 quilômetros de gelo rumo ao mar cheio de peixes. Os imperadores machos permanecem para guardar e chocar os ovos. Após 4 meses, nos quais os machos nada comem, os ovos começam a se partir e os filhotes a nascer. Entretanto eles apenas conseguem sobreviver por 48 horas sem comida, dependendo do retorno dos imperadores fêmeas ao local, que precisam trazer comida do oceano.
É fofo, leve e tem uma trilha sonora linda!

Bons filmes e bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!