segunda-feira, 27 de junho de 2016

Europa 2015: Roma - Parte 2


Nosso terceiro dia em Roma nos levou, na verdade, para outro país. O menor país do mundo: o Vaticano!

E o que se faz lá? Primeiramente, o que muita gente não sabe, é que o Vaticano tem um dos mais ricos museus de arte do mundo, que são os Museus do Vaticano. Eles são repletos de antiguidades e obras de arte colecionadas pelos Papas da Igreja Católica ao longo dos seus 510 anos de existência.



Cada um dos museus tem sua "especialidade", digamos, com diversos setores e salas. O Museu Pio-Clementino é é dedicado a obras gregas e romanas, o Museu Chiaramonti é dedicado a estátuas, frisos e sarcófagos do início do século XIX e o Museu Gregoriano Egípcio tem em seu acervo monumentos e artefatos do antigo Egito. E etc.



Não é à toa que as filas para entrar nos museus são IMENSAS. Por isso, invista em uns poucos euros a mais e compre seu ingresso pela internet!

Você vai me agradecer se o fizer ;)

Além das obras magníficas, os Museus também abrigam a tão famosa Capela Sistina, pintada por Michelangelo. Neste momento, tu percebe o mundo de gente que está dentro dos museus e que vai lá interessado somente na Capela. E essas pessoas não calam a boca, apesar dos avisos de silêncio e de um guarda gritando de 1 em 1 minuto SILÊNCIO! Ah, também não é permitido tirar fotos, mas quem disse que as pessoas respeitam?? ¬¬



Depois da Capela e o mundaréu de gente, cada sala que passávamos me dava a impressão de que eu estava em uma procissão ou que fazia parte de uma boiada. Nunca vi tanta gente junta num museu. Não curti essa experiência, porque eu queria sair logo de perto do povo amontoado, por isso acabei não apreciando o resto das salas.

Logo após nossa visita aos museus, almoçamos em um dos restaurantes de massa que tem nos arredores (nada digno de nota) e fomos até a Basílica de São Pedro, ícone do Vaticano. Mais uma fila a ser enfrentada, mas essa andou rápido e não tem como fugir, pois a atração é gratuita.


Infelizmente, ou felizmente, o Papa não estava lá para nos receber. Digo felizmente porque fico imaginando, se tinha um mundo de gente em dia que ele não aparece, imagina quando isso acontece???

A Basílica é realmente muito linda e grandiosa. Mas, tirando uma foto que tirei da Pietà de Michelangelo, não senti vontade de tirar fotos lá dentro. Não me pareceu apropriado, sabem?

A construção por fora também é belíssima, bem com o a praça que a rodeia, que tiveram contribuições de Rafael e Michelangelo (os artistas, não as tartarugas-ninjas, ok?).

Visita o Vaticano é cansativo!! Por isso, depois desse dia cheio, fomos à noite/fim do dia jantar perto da Piazza Navona:



Antes de seguir para o último dia, encontrei essa foto cujo dia eu esqueci qual foi! Mas enfim, vale o registro porque se trata de uma das atrações de Roma, o Castelo de Sant' Angelo. Só fomos na sua frente, mas é possível fazer a visita por dentro do castelo.


Bom, enfim, nosso último dia em Roma! Mas não último de viagem, pois ainda voltamos a Amsterdam depois disso tudo! Mas essa parte eu já cobri aqui. ;)

Ah, outro detalhe, não falei sobre transporte em Roma porque não usamos nenhum além das nossas pernas! Por isso, pesquise bem onde vai ficar, assim, se poupa com condução e ainda se aproveita ao máximo da cidade.

O último dia em Roma foi triste por termos que partir :( Mas aproveitamos para fazer tudo aquilo que faltava.

Uma dessas coisas era ir no mercado do Campo di Fiori. Eu adoro ir nesse tipo de feira/mercado, conhecer os sabores e cores locais :D



Não dá vontade de comprar tudo e preparar uma super refeição com um bom vinho? Pena que, como era nosso último dia, ficamos só no namoro e não compramos nada hehehe


Minha foto artística


Após esse namoro todo com Roma, fomos nos perder nos Jardins da Villa Borghese. E digo, literalmente. Como eu não tinha mapa do lugar foi difícil me achar lá dentro, e ele tem chão! Passamos pelo menos 2 horas vagando sem rumo... :/
Pórticos dos Jardins da Villa Borghese
Fechamos o dia com a Piazza di Spagna. Outro momento atulhado de pessoas. Vejam pelas fotos:




Nossa despedida ficou por conta de um jantar no La Fiaschetta, que escolhi só porque ficava na Via dei Cappellari (para quem não sabe, sobrenome do meu namorado). 

Nunca achei que fosse gostar tanto de uma massa cacio e pepe (queijo e pimenta). E de sobremesa, morangos com chantilly! Nham.


Para Roma, com muito amor!

Até a próxima, gente ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!