quarta-feira, 1 de junho de 2016

Europa 2015: Braga e Guimarães

A cada post que passa sobre essa viagem, eu relembro e me maravilho de novo com Portugal... Não sei se é o sangue falando, mas que país cheio de encantos!

Braga e Guimarães foram mais duas cidades que nos conquistaram.

Arco da Porta Nova

Braga é uma cidade cheia de história,  que remonta à Roma antiga, civilização a qual a fundou em 16 a.C. Sim, antes de Cristo!


Localizada na região do Minho, fica a pouco mais de uma trem de trem (comboio) do Porto, opção de transporte que elegemos na ocasião. O trajeto custa 3,10 euros e tem saídas de hora em hora da estação de São Bento.


Braga é famosa por suas diversas igrejas e santuários. Porém, resolvemos passear rapidamente pela cidade durante a manhã e à tarde ir para Guimarães. Assim, não nos detivemos em visitá-las.

Nosso passeio se resumiu a andar pelas ruelas charmosíssimas, que, por sinal, estavam decoradas para o Festival Braga Romana, onde é recriado um mercado romano que é palco de artes circenses, representações dramáticas, simulações bélicas, personificações mitológicas, malabarismos, interpretações musicais e bailados da época de Bracara Augusta.

Ainda faltou ver muita coisa (quem sabe numa próxima oportunidade?), mas adorei o Jardim de Santa Bárbara, com um ar todo medieval e romântico.



 Em seguida do almoço, corremos em direção à estação rodoviária, onde pegamos um ônibus com destino à Guimarães, cidade vizinha à Braga.

"Guimarães é muitas vezes designada como "Cidade Berço", devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade." Wikipedia
Da estação de ônibus em Guimarães, demos uma boa caminhada até uma colina onde ficam o Paço dos Duques de Bragança e o Castelo de Guimarães.


O Paço construído no século XV por D. Afonso, 1.º duque de Bragança, e que devido ao seu posterior abandono seria reconstruído na década de 1930.

O seu interior faz com que você se sinta transportado para o cenário de Game of Thrones ou qualquer filme ambientado na Idade Média.



Cadê a Cersei?
 Ainda, do ladinho está o Castelo de Guimarães, que, por sua vez, foi mandado construir no século X pela Condessa Mumadona para defender a população dos ataques dos muçulmanos, tendo ainda sido construído posteriormente às Muralhas de Guimarães.

Castelo de Guimarães

"Interior" do Castelo
Eu já estava MUITO satisfeita com esse dia, quando seguimos caminho e ainda me deparei com essa praça e TODO este charme.

Sério, esse lugar me conquistou de um jeito...



Já posso me mudar para uma dessas cidadezinhas portuguesas, com certeza??

Ah sim, a volta foi de trem a partir de Guimarães até o Porto. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!