quarta-feira, 11 de maio de 2016

Lavando louça: dicas

Existem práticas que eu adoto no dia a dia que, às vezes, eu acho meio óbvias e sem sentido de compartilhar com vocês. Porém, eu acabo sempre reparando que tem gente que nunca pensou em como certos detalhes, que me pareciam tão simples, fazem toda a diferença na limpeza e manutenção do lar.

Todo mundo já lavou ou vai lavar uma louça um dia na vida. À exceção de poucos seres humanos na Terra, quase ninguém gosta de fazê-lo. Mas se a gente não fizer, quem fazer fazer, certo? #aceitaquedóimenos

Eu não tenho máquina de lavar louça, então, aqui em casa, a louça é limpa à moda antiga mesmo. Vejam a seguir dicas fáceis que ajudam muito nesse processo:



Primeiro passo: organizar a louça



Organize a pia com a louça suja. Empilhe os pratos, coloque os talheres dentro de um copo ou uma caneca. Enfim, categorize tudo para ficar mais fácil depois na hora de arregaçar as mangas (literalmente).
Se você for pôr algo na pia que será lavado posteriormente, passe uma água antes para retirar qualquer excesso ou para evitar que restos de comida fiquem grudados.

Segundo passo: vá por partes

Elabore um plano de ação: preferencialmente, comece pela louça menos suja/gordurosa. Ou seja, xícaras e copos, depois talheres, pratos e tigelas e, por fim, panelas. Isso evita que a esponja já fique super suja e gordurosa de início e assim, não "contamina" o resto da louça, entendeu?

Sempre que achar que a esponja está fazendo pouco sabão, experimente molhá-la antes de sair tacando mais detergente.

Terceiro passo: enxágue

Se possível, enxágue a louça com água quente. Faz toda a diferença! Depois, é só arrumá-las no escorredor, secar e guardar.

Detalhe: os talheres com cabo devem ser dispostos com o cabo virado para cima. Assim, a água não acumula entre o metal e o cabo, e não causa aquela uma crosta nojentinha que fica nesses tipos de talheres.

Minha louça limpa, em toda a sua glória
Se você preferir usar luvas de borracha, melhor ainda! Evita que as mãos sejam ressecadas pelo detergente e a água pode ser usada ainda mais quente, potencializando a limpeza.

Um lembrete: prefira não deixar acumular a louça de vários dias. Além de ser anti-higiênico (e às vezes fedorento), acaba sendo pior na hora de limpar, porque a sujeira está mais encrostada e o processo todo demora mais (duh, mais louça).

Outra questão muito importante: a troca da esponja. Especialistas afirmam que a esponja deve ser trocada uma vez a cada semana, pois depois desse período, ao invés de limpar a louça, ela vai acabar a contaminando com bactérias. Além disso, dizem que a esponja deve ser fervida por cinco minutos e guardada sempre seca. Para quem mora em locais úmidos, a dica é secá-la no micro-ondas.

O que eu faço: procuro sempre deixá-la seca, o que, no Rio de Janeiro, não é difícil, e a troco, em média, uma vez a 15/20 dias. Claro, isso porque aqui em casa só moram duas pessoas, que não fazem todas as refeições do dia em casa.

O período de troca, na verdade, vai depender da quantidade de louça que é lavada e a frequência. Ou seja, repare no uso e na aparência da esponja. Se ela já estiver mais escurinha e com aspecto de suja, provavelmente está na hora de ser trocada. É instinto e bom senso. ;)

Espero que essas dicas tenham sido úteis para vocês como elas são para mim!

Um comentário:

  1. Mabel eh importante tambem colocar clorofina, se nao me engano uma colher de sopa, desinfeta e mata os germes. E se colocar mais agua quente solta mais o detergente.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!