sábado, 5 de março de 2016

Europa 2015: Lisboa

Recentemente, eu falei para vocês sobre minha viagem à Lisboa, quando estive em fevereiro de 2014 na Europa para visitar o Kauer. 

Gostei tanto da cidade que fiquei com muita vontade de conhecer mais Portugal e, devido as minhas origens portuguesas, carreguei mamãe e papai comigo para lá, na primeira viagem à Europa deles.

Vocês já viram por onde estivemos em Amsterdam e no Keukenhof, parque de tulipas. Agora chegou a vez de Portugas, e começamos nossa turnê por Lisboa ;)


A Capital é riquíssima em termos de história e cultura. Já passou por ocupação de romanos e mouros, presenciou terremotos que destruíram grande parte de suas construções e é famosa por abrigar o porto de onde saíam as grande embarcações que, inclusive, chegaram no Brasil.

Ponte 25 de Abril sobre o Rio Tejo



Praça do Comércio

Não importa que eu já estive lá. vou querer sempre voltar!! As construções são lindas, a comida é deliciosa e o povo é muito engraçado!! Hahahahaha O humor deles é mais sarcástico, então, a princípio, tu podes pensar que eles estão ralhando contigo (e podem estar mesmo), mas pode ser que no fim das contas eles estão brincando contigo! Ah, claro, e a língua ser a mesma é um fato que facilita muito as coisas para o turista. :)

Como a ideia era visitar diversas cidades do país, estabelecemos duas bases em Portugal: Lisboa e Porto, da onde fazíamos bate e volta para locais próximos.

Abaixo, vocês podem ver a estação de trem do Rossio, da onde saíam os trens para Sintra, Queluz, Cascais, etc. Linda, né?


Mas, primeiramente, tínhamos Lisboa a percorrer, já que meus pais ainda não haviam a conhecido. 

Por isso, no nosso dia de chegada andamos pelo centro histórico e Chiado e, no segundo dia, não pude deixar de repetir o circuito de Belém: Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos e Mosteiro dos Jerônimos (fotos respectivamente abaixo).




Como sobrou tempo neste dia, ainda deu tempo de pegar o Elétrico 28 até Alfama, bairro de Lisboa, onde fica o Castelo de São Jorge, que na minha primeira vez não havia visitado.

O tempo também agraciou nossa visita: sol e temperatura amena! Foi ótimo.



O Castelo de São Jorge data da época da ocupação dos mouros, portanto, ele só mantém a sua "carcaça". Não espere ver um castelo decorado saído de um filme sobre a idade média, ok? Mas ainda assim, vale a pena. A vista de lá de cima da cidade é impagável!

Sobre comida: tivemos ótimas refeições na cidade. Praticamente todos lugares onde fomos foram previamente escolhidos pelo tripadvisor.

Dicas:
- Não deixe de almoçar em um dos vários restaurantes do Mercado da Ribeira;
- Meu restaurante favorito em termos de custo/benefício: Café Madragoa. Peça a Cataplana de frutos do mar. Nhami;
- Para comer barato: vá na Velha Gaiteira. Pedimos o menu do dia de 9 euros com direito a entrada (geralmente sopa), prato principal (o bacalhau à bras era uma delícia), sobremesa e uma taça de vinho;
- Para apreciar uma refeição mais elaborada e em um lugar bacana, vá no Clube de Jornalistas. É um pouco mais caro, mas nada exorbitante;
- Para tapas no centro da cidade: Da Prata 51.

Sobre hospedagem, alugamos um apartamento pelo Airbnb na Rua dos Correeiros, bem no centro histórico. Foi maravilhoso, podíamos ir a andando a quase todos lugares e o clima lá, apesar de ser mais frequentado por turistas, foi super agradável. Como a rua era de acesso somente a pedestres, era silenciosa e à noite, ainda éramos agraciados por música ao vivo (acordeão e algum cantor) de qualidade devido aos restaurantes abaixo dos apartamentos.

O apartamento que escolhemos foi melhor do que esperávamos! Lindo, super bem decorado, bem localizado e com tudo (e mais) que precisávamos. Nossos hosts foram super atenciosos e nos receberam ainda com uma garrafa de vinho.

A escolha do apartamento foi acertada. Indico muito para quem vá ficar mais diárias no mesmo lugar e/ou esteja acompanhado de mais 2 pessoas, no mínimo. Acaba saindo mais conta, em média 300 reais por dia para um apartamento inteiro. Ficaria no mesmo lugar sem piscar duas vezes!

Para alugar um apartamento no Airbnb, você só precisa fazer um cadastro (usando até o facebook),  e geralmente o dono tem que aprovar sua reserva antes. Por isso, é bom que no primeiro contato você fala um pouco sobre a sua pessoa e de quem vai ficar hospedado no local. Comigo foi super tranquilo e o host aprovou bem rápido. O pagamento é feito com cartão de crédito no ato da reserva, e, não sei como está agora, mas antes vinha em dólar. O repasse do valor ao dono do imóvel só é feito depois do seu check-in. Por isso, não se preocupe que é seguro. A única dica que eu dou é combinar bem com o dono como vai ser a entrega das chaves, tanto na entrada quanto na saída.

Em virtude do apartamento, não jantávamos toda noite fora. Durante nossa estadia de 6 dias, fomos ao supermercado duas vezes para comprar mantimentos para comer em "casa" e algumas vezes nas padarias comprar pão para o café da manhã. E que pão! Sonho até hoje com um pão de azeitona que comi lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!