Há mais ou menos dois anos, em uma visita aleatória à Saraiva para passar o tempo me deparei com uma promoção de dois livros que eu já tinha ouvido falar muito bem: Queda de Gigantes e Inverno do Mundo, ambos escritos por Ken Follet como parte da trilogia O Século.
Os dois primeiros livros da série estavam custando por volta de R$ 24,00 cada e, apesar de eu já ter vários livros em casa esperando para serem lidos, achei o preço muito bom, considerando serem obras "volumosas" (cada um tem pelo menos umas 700 páginas) e bem avaliadas.
Comecei a ler o Queda de Gigantes no fim do ano passado e me apaixonei pela narrativa. Para início de conversa, eu sempre gostei de história. Então, já tinha lido livros de história por lazer, como o 1808, Uma Breve História do Mundo e Uma Breve História do Século XX. No entanto, o autor une nessas obras literárias a história de algum evento do século XX com a história fictícia de algumas famílias envolvidas nesses eventos. Ou seja, você aprende e se diverte ao mesmo tempo! hahahaha
Sobre o enredo em si: no primeiro livro conhecemos cinco famílias, uma galesa, uma inglesa, uma americana, uma alemã e uma russa. A narrativa começa um pouco antes de estourar a 1ª Guerra Mundial e termina logo após o seu fim. O interessante é ver como a vida dessas famílias foram afetadas com a guerra e o envolvimento delas nesses fatos.
O segundo livro começa com a crise de 1929 e em seguida entra na 2ª Grande Guerra. Agora acompanhamos a história dos filhos dos personagens do primeiro livro e daqueles que sobreviveram também. Isso eu acho muito legal também, porque eu sempre fico curiosa para saber como continua a história de um personagem quando um livro acaba. Assim, podemos acompanhar praticamente a vida inteira deles e o seu legado.
Finalmente, o terceiro livro da saga, o qual estou lendo no momento, trata de dois temas que marcaram a segunda metade do século XX: a discriminação racial nos Estados Unidos e a Guerra Fria, ainda no contexto das cinco famílias que são apresentadas no primeiro livro.
Essa leitura está sendo realmente um aprendizado e tanto para mim!
Não se deixem assustar pelo número de páginas dos volumes: 912 no Queda de Gigantes, 880 em Inverno do Mundo e 940 em Eternidade por um Fio. A única dica que eu daria, no entanto, seria adquirir esses livros em formato digital, porque é bem complicado carregá-los de um lado para o outro...
Mas tirando esse detalhe, recomendo demais essa série para vocês!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!