quarta-feira, 18 de julho de 2012

Entrando na Casa da Carrie de Sex and the City

Bom dia, leitores da Mabel. Eu sou a Michele do du-bop.com e vim falar sobre uma das séries preferidas da Mabs e também minha, sob meu ponto de vista - algo que mistura arquitetura com cinema e paixão.

 O tema aqui é o apartamento da Carrie, em "Sex and the City":
  Apartamento da Carrie em Sex and the City - hall de entrada



O apartamento da Carrie em Sex and the City é maravilhoso por um motivo simples: ele é real. Não tem nada de extremamente caro ou que não pudesse ser realmente comprado por uma moça solteira em início de carreira. Na verdade, eu prefiro o apartamento "básico" dela antes da reforma.

Pessoalmente, eu sou bastante fã do papel pardo para organização de papelada e sacolas, como o que a gente encontra nesse apartamento. Uma coleção enorme de revistas e livros em ordem – qualquer que seja ela – organizada com etiquetas em papel pardo, com certeza, é algo que me agrada muito e as sacolas "bagunçando" o ambiente, por serem da mesma cor, conseguem compor ao invés de causar poluição visual.

Apartamento da Carrie em Sex and the City - Quarto

O ambiente assimétrico do quarto incorpora até o aquecedor da parede. Ele é cheio de vida, parece que alguém realmente dorme ali e passa muito tempo no apartamento. A cama, apesar de simples, tem um ar de aconchegante -até por não estar perfeitamente esticada e arrumada. A colcha está em harmonia com a parede, o que é algo muito importante porque a cama é uma grande parte de um quarto e, quando a colcha não combina com as paredes, o resultado fica muito agressivo.

O telefone antigo sobre a mesinha-de-cadeira é o meu ítem preferido e com certeza é o que vai pra minha lista do "eu preciso!" desse apartamento, já que o closet está fora de cogitação no momento.

Apartamento da Carrie em sex and the city - Sala e Closet

A iluminação pontual de todos os ambientes causa um efeito "clean" sob a lente das câmeras. Como ela tem uma certa mistura de elementos, ao iluminar pontos da sala, podemos organizar o olhar do observador para que se direcione apenas aos pontos que interessarem durante a cena. Isso funciona na decoração da "vida real" também. Assim podemos mudar o foco do ambiente de acordo com o abajour que estiver ligado.

No closet, como ele terá todas as cores misturadas, eles buscaram no tapete uma cor complementar ao azul que não fosse próxima dele (como outro tom de azul ou algo neutro) para que o ambiente pudesse "passear" por todas as cores sem ter a sua harmonia quebrada. Mais que um detalhe arquitetônico: a hamornia das cores, quando quebrada, causa uma poluição visual que perturba o observador. Na prática, muitas cores juntas irão causar dor de cabeça uma hora ou outra e prejudicar o descanso de quem precisar conviver com elas.

Fui contra a reforma.

Apartamento da Carrie - após as renovações - quarto


Após a reforma vem… a depressão. Azul demais, arrumado demais. Escritores, para mim, são aquelas pessoas meio Morty Rainey que passam o dia de pijamas comendo doritos e não arrumam suas camas, não têm hora para dormir, muito menos pra acordar porque a inspiração pode surgir a qualquer momento… Enfim, não são donas de casas impecáveis que conseguiriam manter quartos arrumados deste jeito... mas esse quarto marcou a mudança da personagem e esse é o conceito por trás da reforma. Arquitetonicamente falando, este tom de azul é deprimente. Quando o pessoal inventou o "blues" e começaram a se referir à cor azul como uma gíria para tristeza, ESSE deve ter sido o tom de azul que eles tiveram como inspiração. Já o azul pastel é lindo.

Apartamento da Carrie - Depois das renovações - Sex and the city

Eu achei no deviantart a planta mobiliada dele, com a mobília clássica, antes da reforma. Eu tinha planos de desenhar esta planta, mas isso pode demorar, então, aqui ela está:

E, finalmente, a Carrie não cozinha! Logo, a cozinha não tem nada de particularmente interessante e eu não reparei em como ela ficou depois da reforma, ou se foi reformada sequer.  Aqui, a cozinha antiga:

Apartamento da Carrie - Cozinha


Aqui o link original da planta do apartamento.

Para os "adultos" o apartamento mais sonho de consumo de Sex and the City, sem dúvida, é o da Charlotte. A Carrie é meio que uma adolescente fora da idade, ela é inocente e ingênua (ela é bem burrinha, na verdade), e o apartamento dela corresponde a o de uma garota de 20 anos, mas é exatamente esse o charme da personagem e da decoração. Pra mim, sem dúvida, a melhor parte deste apartamento é a vista que ela tem da janela e, de novo, o telefone antigo sobre a cadeirinha de cabeceira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!