segunda-feira, 18 de julho de 2016

Os Anos 90 estão de Volta?

Já faz um tempo que venho percebendo algumas tendências dos anos 90 se apresentando por aí... Toda aquela vibe meio minimalista e grunge no ar.

Hoje eu posso dizer que me sinto de volta no tempo, quando As Patricinhas de Beverly Hills era O filme, Nirvana não parava de tocar nas rádios e eu (e um monte de outras meninas) queria ser bruxa depois de ter assistido Jovens Bruxas.






Taylor Swift, Kylie e Kendall Jenner já incorporaram o estilo e cada vez eu vejo mais pessoas usando chokers, top cropped, camisa de flanela e maquiagem meio gótica andando por ai. Até eu já senti que ando mudando um pouco meu estilo por osmose, eu acho.

Moda Anos 90

Além do grunge, os anos 90 eram bem minimalistas no quesito de roupas. Roupas justas, sem muitas estampas e sem muita informação.

Víamos muito, e estamos vendo de novo, calças de cintura alta justas, top cropped e xadrez, principalmente em camisas de flanela a la Kurt Cobbain.





Claro que uma moda de uma época quando volta, ela não volta igualzinha. Ela se mistura com as tendências já incorporadas ao nosso estilo, por isso ela sempre será diferente. Isso é o que eu acho muito interessante, a moda sempre se reinventa.

Apesar de podermos identificar aspectos que se repetiram, se colocarmos um foto de uma modelo dos anos 90, usando as roupas de época, ao lado de uma modelo como a Kendall Jenner usando várias tendências da época, elas não estarão iguais. Os padrões de beleza de modificam e as tendências se adaptam, seja na forma de usar ou se apresentar.

Trazer isso para a nossa vida também é assim, não precisamos nos fantasiar de anos 90. Podemos usar uma tendência ou outra, como o aspecto minimalista da moda, tão-somente, como usar somente peças lisas, sem muita informação.

Recentemente usei duas peças de roupa que eu já tinha há tempos mas adaptei o jeito de estilizá-las. Coloquei uma blusa lisa, marrom e certinha no corpo com uma calça jeans skinny, de cintura um pouco alta. A maneira de combinar as peças que foi diferente: coloquei a blusa para dentro da calça, como a Kendall usou aqui:


Pronto. Com somente um brinco de argola prateado e um salto marrom simples, meu look anos 90 estava montado. Não é legal?

Acessórios Anos 90

Como eu já falei, a moda da época era muito minimalista. Menos é mais. Quase não se usavam acessórios. Mas o que não faltava era o choker, ou, como chamávamos aqui no Brasil, a gargantilha.


Quem não tinha uma gargantilha nos anos 90? E aquela que imitava tatuagem?? Pois é, está TODO mundo usando de novo, inclusive essa horrorosa da tatuagem hahahahha (deusolivre).



Não tenho mais minhas gargantilhas, mas tenho que dizer que eu curto esse acessório (menos o da tatuagem fake). Acho clean e elegante. Quem sabe eu acho uma por aí que me interesse?

É muito fácil adotar o choker porque ele geralmente é um acessório que não polui e pesa o visual. Fora que é usado em um lugar onde, geralmente, a roupa não alcança, digamos assim, e o local está "livre" para ser enfeitado.


Beleza Anos 90

Essa é a tendência que eu mais adotei, sem sequer perceber. 

Ok, mais uma vez, a beleza dos anos 90 é também... MINIMALISTA. Olhos marcados, mas com sombras em tons neutros, pele quase pálida e nem tanto corrigida, pouco blush e batom em tons neutros, até os escuros.


Falando em batons escuros, esse é o ponto mais aparente da maquiagem, principalmente porque transparecia o espírito gótico e grunge da época.

Além da maquiagem, os cabelos eram geralmente lisos, usados soltos, sem muitos penteados e as sobrancelhas eram beeem marcadas e finas.




Hoje em dia, o padrão de beleza é diferente. As sobrancelhas são mais grossas e naturais, os cabelos não são necessariamente lisos e sem penteados.

Mas a maquiagem abraçou muito a tendência anos 90, bem minimalista e natural.

Quem mais personifica a moda anos 90 na beleza, para mim, dentre as famosas, é a caçula das Kardashian/Jenner, Kylie:


A Kylie criou, inclusive, uma linha de batons com seu nome, já que a boca se tornou a sua marca registrada. 

A maquiagem dela, apesar de natural, é sempre muito linda:



Mas, percebam algumas diferenças: a pele é mais corrigida e não tão pálida e o batom hoje é mais matte e sem aquela marcação do contorno dos lábios mais escuro com lápis de boca.

Enfim, os Anos 90 estão de volta, sim! E vocês, já adotaram algumas dessas tendências?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!