quarta-feira, 13 de julho de 2016

Bullet Journal

Há cerca de um mês descobri um novo passatempo: bullet journal. Não só um passatempo, essa ferramenta é indispensável no planejamento pessoal.

O que é isso? 

Ok, digamos que seja uma agenda, mas melhorada e feita toda manualmente. Nada muito inovador até ai. Porém, o que diferencia o bullet journal de qualquer agenda comum é o fator personalização, tanto em como ele é composto quanto na sua apresentação.

Vejam alguns exemplos:






A ideia original foi criada por esse site: http://bulletjournal.com/. Lá é possível assistir um vídeo sobre como começar o seu bullet journal, quais seções o compõem e como organizá-lo.

O que eu gostei nisso tudo é que eu posso montar a minha "agenda" do jeito que eu quiser: com planejamentos, área para tarefas diárias e compromissos, metas e até um "rastreador de hábitos", onde se controla algumas atividades diárias, como, por exemplo, os dias em que bebi refrigerante, em que pratiquei alguma atividade física, quando fiz as unhas, arrumei a casa, etc.

Enfim, com apenas um caderno, canetas/lápis coloridos e alguma criatividade, é possível montar o seu próprio bullet journal, de forma bem personalizada.

Além ser uma mão na roda para organização e lembretes, esse processo todo de escrever e decorar é super terapêutico e estimulante. Eu pessoalmente, adoro dedicar um pouco do meu tempo no fim de semana para pensar em como será minha semana, ou até mês e ano.

Pesquisar maneiras de como decorar as folhas em branco também já rendeu até um painel no meu Pinterest:


O meu bullet journal ainda está bem "tímido", digamos. Só completei a última semana de junho e o mês de julho, por enquanto. Mas esse fim de semana já pretendo completar o mês de agosto. Também não chego aos pés das pessoas que criam esses layouts lindos como os das fotos, mas, considerando minha capacidade limitada em desenho, até que estou orgulhosa do meu trabalho:




Não sei quanto a vocês, mas, apesar de toda tecnologia de hoje, com smartphones e computadores, onde se anota tudo de forma digital eu ainda ao escrever no bom e velho papel. Sempre adorei itens de papelaria, como blocos, cadernos e canetas. Sou daquelas pessoas que faz uma lista de tarefas e inclui coisas que até já fez e completou só para dar um "check" no item. hahahahahaha

Sinto com que isso estou organizando minha vida e dando andamento aos meus negócios. Por isso gostei tanto da ideia do bullet journal.

E vocês, já o conheciam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!