quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Up

Oi!

Quem me conhece sabe que recentemente eu voltei da Europa, onde eu passei 11 dias. Ano passado eu fui pros Estados Unidos e fiquei lá 17 dias. Toda a viagem fui eu que planejei e organizei tudo (com alguma ajuda e pitaco do Kauer, claro). Com isso, eu aprendi algumas coisas que acho úteis e resolvi partilhar com vocês. O passeio, para mim, começa antes mesmo de fazer as malas!

1º passo: escolher o seu destino e determinar a duração da viagem.
Reflita muito sobre e pesquise sobre a localidade. Às vezes o destino escolhido não tem tantas atrações interessantes que valham o deslocamento ou o que você acha que é legal simplesmente não é. Procure pessoas que já o visitaram e converse com elas. O tempo de permanência também é um assunto a se pensar bastante: a cidade tem necessidade de tantos dias? A duração da minha viagem permite eu ir a mais de um lugar?

2º passo: pesquisar preços.
A pesquisa de preços de passagens e hospedagem é de suma importância. Pode até fazer com que você mude de ideia quanto ao destino eleito. Por exemplo, nós (eu e o Kauer) resolvemos não ir a Londres esse ano porque a hospedagem lá era meio cara, acho até que em função das olimpíadas deste ano. A não ser que não haja restrição de verba. Mas, no nosso caso, nós sempre procuramos viajar barato. Como diz o Kauer: Low Cost, High Fun!

3º passo: pré-definir um roteiro.
Em função deste esboço será possível comprar as passagens de avião, de trem ou ônibus, caso a viagem englobe mais de uma cidade, seja no mesmo país ou não. Ainda, permitirá que sejam feitas as reservas de hotel ou hotéis e a compra de ingressos de museus, parques ou quaisquer outras atrações, aluguel de carro...Falando em hotel, não achei negócio ficar em hostel na Europa. Acho que vale a pena se você está viajando sozinho ou com um amigo. Não há quase diferença de preço (dos hotéis mais baratos que eu vi e que eram mesmo assim bons), e a comodidade e segurança são bem maiores.

4º passo: pesquisar, pesquisar, pesquisar.
Faça uma busca a fundo do seu destino, a fim de que seja tirado o máximo proveito da sua viagem. Faça um roteiro detalhado, com as rotas dos caminhos a serem percorridos a partir do hotel e a ordem das atividades (estime o tempo que será gasto em cada uma). Vale dizer que a antecedência dessa programação e pesquisa é essencial para que os melhores preços sejam garantidos. É mandatório também que se veja quais documentos, vacinas, vistos, etc, são necessários para a entrada no país.

5º passo: arrumar as malas.
Dependendo da estação, a mala será mais fácil ou difícil de ser montada. Eu só viajei no inverno, o que significa que penei mais. Ano passado, estávamos com a intenção de comprar nos EUA. Então, levamos quase nada de coisas na mala. Eu e o Kauer dividimos uma mala média com espaço sobrando. Voltamos com mais duas grandes e todas lotadas. Dessa vez, tendo em vista que tudo na Europa é caro, inclusive o euro, a intenção era não adquirir nada. Levei um casaco bem quentinho para usar por cima de todas camadas, dois casacos de lã, uns cinco blusões não muito grossos, cinco camisetas para usar por baixo, earmuffs, duas calças, um tênis e uma bota e três mantas. Esqueci de levar uma meia calça e uma toca, que fizeram falta. Tive que comprar lá, mesmo já tendo aqui. Nós, mulheres, necessitamos também de alguns produtinhos básicos: pouca maquiagem, protetor solar, hidratante, escova de cabelos... o que cada uma achar que deve. Só não dá para se empolgar e lotar a mala, porque além de ser inconveniente de carregar, a gente sempre compra alguma coisinha que vai precisar de lugar na volta. Isso eu aprendi com o Kauerzinho.

6º passo: viajar.
Mantenha-se organizado, com os documentos necessários sempre à mão (passaporte, em caso de viagem internacional, ou documento de identidade) e com calma. Obedeça a todos os comandos dos fiscais, oficiais e funcionários de aeroporto e de imigração. Com a organização e programação que, com certeza, foram seguidas, não haverá nenhum problema em chegar no hotel, no museu, no monumento, no parque, enfim, qualquer lugar desejado. Acorde cedo todos os dias e curta MUITO a sua viagem. Sugiro que, além de fotos, os momentos sejam registrados com um diário. As melhores histórias são as espontâneas e que não são captadas por fotografias.


Essa proteção das orelhinhas que são os earmuffs, para quem não sabe :P.

Bom, esse é o jeito que EU gosto de organizar as minhas viagens. Tem gente que gosta de só de relaxar e curtir o local sem grandes atividades programadas. Qual é a sua preferência?

Então, gostaram das dicas?


UPDATE: o Kauer deu a ideia de escrever para vocês também as principais ferramentas dessa pesquisa toda: Melhores Destinos e Booking. Fora os sites das companhias aéreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!