segunda-feira, 28 de março de 2016

Europa 2015: Queluz


Em nosso último dia em Lisboa, pretendíamos ir a Cascais, balneário famoso de Portugal. Porém, mudamos de ideia na última hora, tendo em vista o clima que não estava para praia. :P

Ao invés, escolhemos ir a Queluz, cidade pertinho de Lisboa, onde fica o Palácio de Queluz. Para chegar lá, pegamos um trem na estação Rossio, bem fácil, e descemos em Queluz. Depois, andamos uns 15 minutos até o palácio.



Conhecida como a "Versalhes Portuguesa", o Palácio foi a residência da família real até a sua fuga em 1807 para o Brasil.

"A partir de 1826, o palácio lentamente deixou de ser o predileto pelos soberanos portugueses. Em 1908, tornou-se propriedade do Estado. Após um grave incêndio em 1934, o qual destruiu o seu interior, o Palácio foi extensivamente restaurado e, hoje, está aberto ao público como um ponto turístico." (Wikipedia)



Após sua volta para Portugal, Dom Pedro I passou a viver no Palácio e lá faleceu, neste exato quarto (acima).

Atualmente, além de atração turística, há uma ala da construção que serve como quarto de hóspedes exclusivo para chefes de estado estrangeiros quando em visita a Portugal.


Infelizmente (ou felizmente), quando estivemos lá, o Palácio estava sob intensa restauração, então sua fachada estava toda assim, com andaimes ou tapada. Mas que bom que estão dando valor a este patrimônio! :)

É claro que Queluz está longe de ser Versalhes, mas adoramos conhecer mais um pouco da história de Portugal que é, também, um pouco da história do Brasil.

Próxima parada: Porto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, sugestão ou crítica. Obrigada pela visita e volte sempre!